Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the all-in-one-seo-pack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u677836773/domains/radiosolarbrasil.net/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u677836773/domains/radiosolarbrasil.net/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the advanced-ads domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u677836773/domains/radiosolarbrasil.net/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Pop, teatro e quadrinhos: como a Blitz redefiniu a estética da música nos anos 1980 - Rádio Solar Brasil

Pop, teatro e quadrinhos: como a Blitz redefiniu a estética da música nos anos 1980

Escrito por on 15 de junho de 2022

Com a fusão de linguagens de vanguarda ao pop, grupo carioca mudou a música brasileira e inaugurou uma nova era no entretenimento com seu ‘As Aventuras da Blitz’, de 1982, um dos 80 maiores álbuns do rock nacional.

A Blitzmudou a história da música brasileira. E como se isso fosse pouco, o grupo dos vocalistas Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Márcia Bulcão também inaugurou uma nova era no entretenimento do país. Sem a Blitz, a década de 1980 seria bem diferente.

Os elementos já estavam no ar. Além do próprio grupo de teatro que funcionou como base para a banda – Asdrúbal Trouxe o Trombone, que além de Evandro e do guitarrista Ricardo Barreto, também revelaria nomes como Luís Fernando Guimarães, Regina Casé e Patrícia Travassos –, outros artistas já carregavam características que transformaram a Blitz em num sucesso. Tanto a Gang 90 de Júlio Barroso quanto o Grupo Rumo ou a ópera pop Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé já flertavam com a colisão entre o pop e linguagens de vanguarda, misturando referências como quadrinhos, música erudita e vocais falados e cantados tanto por homens quanto mulheres. Mas a Blitz carregava o espírito de uma época específica – a do Rio de Janeiro do início dos anos 1980.

O grupo tomou de assalto o país com um single de um só um lado (do outro lado de “Você Não Soube Me Amar” ouvia-se apenas Evandro repetindo “Nada, nada, nada”) e, de uma hora para outra, tornou-se o som de uma nova era. O projeto de ditadura imposto pelos militares estava com seus dias contados, enquanto uma nova geração, forçava a entrada da luz à força.

A formação original da Blitz (José Pederneiras/Divulgação)

A Blitz nasceu deste movimento, materializada como banda-símbolo de outro experimento pop e de vanguarda da época, o Circo Voador, e a partir do encontro de integrantes do grupo Asdrúbal com músicos que acompanhavam Marina (entre eles o veterano Lobão na bateria). As Aventuras da Blitz(EMI-Odeon, 1982) apresentava o sexteto como uma banda de quadrinhos, super-heróis de um novo cotidiano pop, que atualizava o Brasil com as novidades que passavam longe devido à retração cultural do país em relação à cultura estrangeira. Foi um disco que derrubou a porta da década com um chute circense e apresentou o conceito de cultura pop para o Brasil na marra, além de servir como marco-zero para gerações de artistas que surgiram nos anos seguintes.

LEIA MAIS… ROLLING STONE


Opiniões do leitor

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios *



Tocando agora

Title

Artist