Morre aos 90 anos, Carlos Lyra, precursor da Bossa-Nova

Escrito por on 21 de dezembro de 2023

Morre aos 90 anos, Carlos Lyra, precursor da Bossa-Nova!

Houve tempo para ouvir o disco em tributo ao seu aniversário, lançado dia 1º.

O cantor e compositor Carlos Eduardo Lyra Barbosa, faleceu durante a madrugada do último Sábado (16), vítima de uma infecção bacteriana, segundo Magda Botafogo, viúva do músico. Ele foi cremado às 14h do Domingo (17). No entanto, familiares e amigos tiveram a oportunidade de dar o último adeus durante o velório, que aconteceu no Cemitério Memorial do Carmo, no bairro do Caju, na cidade do Rio de Janeiro, durante a manhã.

O músico está imortalizado, de forma inevitável, como um dos grandes nomes da bossa nova e do Brasil. Além disso, o cantor e compositor ainda teve tempo de ouvir o álbum em tributo ao seu 90º aniversário. A obra, à altura do compositor, foi lançada dia 1 de dezembro deste ano, pelo selo Sesc, nomeada como “Afeto – Homenagem Carlos Lyra 90 anos”, idealizado por Regina Oreiro.

Vale ressaltar, que famosos nomes deram voz às composições de Lyra em “Afeto”, tais quais: Lulu Santos, Gilberto Gil, Djavan, Caetano Veloso, Mart’nália, Wanda Sá, Mônica Salmaso, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Joyce Moreno, Fernanda Abreu, Patrícia Alví, Leila Pinheiro, Edu Lobo, Marcos Valle, Paula Morelenbaum e Roberto Menescal.

No entanto, apesar de ser um nome importante da bossa nova, Carlos Lyra superou seu estilo musical com suas melodias modernas atemporais. Ainda em 2019, ele mostrou essa transcendência com o álbum de músicas inéditas, “Além da Bossa”. Entre suas composições mais famosas, estão: “Você e Eu”, “Influência do Jazz”, “Coisa Mais Linda”, “Minha Namorada”, “Primavera” e muitos outros sucessos.

Ao longo de sua carreira, ele fez parcerias com outros grandes nomes da música brasileira como Vinícius de Moraes, João Donato, Chico Buarque e Ruy Guerra. Assim como, era enaltecido por ninguém menos que Antônio Carlos Jobim, mais conhecido como Tom Jobim. Carlos Lyra era compositor da primeira geração da bossa nova, com um repertório inicial de grande força, como dito por Tom Jobim, ele possuía a marca de um compositor formidável.

O precursor da bossa nova, deixa a mulher, Magda, com quem é casado desde 2004. Também, uma filha, Kay Lyra, fruto do seu casamento anterior com Kate Lyra, atriz Norte-americana de quem se separou em 2004. Assim como, o seu legado na bossa nova onde fez toda sua carreira na Música Popular Brasileira (MPB), desde 1954, quando compôs sua primeira música, até 2019 quando lançou seu último álbum de músicas inéditas, “Além da bossa”. Totalizando 196 obras musicais e 355 gravações.

Repórter: Maria Clara Franco.


Opiniões do leitor

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios *



Tocando agora

Title

Artist